DIOGO CAPELA
  • Home
  • Sobre
  • Serviços
  • Contactos
  • Saúde Mental

Saúde Mental.More info

A primeira consulta

19/6/2023

 
A primeira consulta de psicologia clínica é um momento de grande importância para o paciente que procura apoio emocional, psicológico e terapêutico. O processo terapêutico começa desde o momento em que o paciente procura o psicólogo e decide realizar a marcação da primeira consulta. É nesta primeira consulta onde são estabelecidos os alicerces para o processo terapêutico, num espaço seguro e neutro, e onde o paciente terá a oportunidade de conhecer o seu psicólogo e estabelecer uma relação de confiança.
Fotografia
É importante ter em consideração que, para muitas pessoas, os primeiros momentos da primeira consulta podem não ser fáceis, afinal pode ser expectável que sejam abordados temas sensíveis ou geradores de alguma angústia, stress ou outras emoções potencialmente desconfortáveis. Apesar de poder ser um momento constrangedor, tenso e de alguma ansiedade, isto é natural e até, para alguns, expectável e parte do processo. O psicólogo estará disponível para ajudar a ultrapassar esta questão, num ambiente acolhedor, neutro e seguro, livre de julgamentos. 
É neste ambiente propício e típico da psicoterapia onde o paciente se poderá sentir à vontade para expressar as suas emoções e pensamentos, sendo incentivado a compartilhar os problemas e desafios emocionais que o levaram a procurar ajuda profissional. Cabe ao terapeuta, no decorrer da consulta, ouvir atentamente, adoptando uma postura empática, fazendo questões com o intuito de compreender a problemática de forma mais aprofundada. Este processo ajuda a estabelecer objectivos e a definir uma abordagem específica para atender às necessidades individuais do paciente.
​Outra etapa relevante da primeira consulta é a abordagem terapêutica que será utilizada e o funcionamento do processo terapêutico. O paciente poderá receber algumas informações sobre a abordagem do seu psicólogo (se se trata da abordagem psicanalítica, cognitiva-comportamental, sistémica, entre outras) alinhando assim as suas expectativas para que consiga compreender de que forma é que o processo será conduzido.
Ainda, durante a primeira consulta, o terapeuta informará o paciente sobre aspectos práticos da terapia, como a frequência das sessões, a duração do tratamento (quando existe previsibilidade), a confidencialidade das sessões, os honorários e as políticas de cancelamento. Esta etapa consiste na definição de um contrato terapêutico, estabelecendo assim uma base sólida para o trabalho terapêutico, que é determinante para o fortalecimento da relação profissional entre o paciente e o terapeuta.
A primeira consulta marca o início de uma jornada de autoexploração e crescimento pessoal. É através da terapia que o paciente terá a oportunidade, muitas vezes urgente, de cuidar da sua saúde mental ou tratar da sua condição mental, se for o caso, ou, até mesmo, de desenvolver um maior autoconhecimento, aprender novas estratégias para lidar com desafios e alcançar um bem-estar físico, emocional e relacional.
Procure ajuda aqui

Os comentários estão fechados.
  • Home
  • Sobre
  • Serviços
  • Contactos
  • Saúde Mental